terça-feira, 4 de maio de 2010

MEGAFONE: A Criação do Personagem...


Sem medo de errar afirmo que um das mas dificeis tarefas para um escritor seja ele "calouro" ou "macaco velho" é o processo de criação do personagem.
Processo que geralmente tem inicio nos momentos mais inesperados, da 1º ideia, seja ela em um ponto de ônibus onde seu buzú leva meia ou até uma hora pra chegar, ou na propria janela do ônibus[isso quando se consegui ir sentado], onde a imaginação engole nossos sentidos e nos faz viajar sem sair do lugar.
Quando a "viajem" passa do cerébro para o papel começamos então a imaginar que? quantos? quais? personagens conseguiriam passar a mensagem que nós gostariamos ao público de uma maneira marcante e original?
Ai chega o momento crucial. Traçar os perfis dos personagens. Todo personagem tem o seu valor, sua importância, seu conflito. O fato é que nenhum personagem está ali a passeio, se ele está ali naquela peça, naquele filme, ou naquela novela que seja, é porque tem alguma coisa válida pra mostrar... E aí cabe ao autor mostrar aquilo que o personagem tem, ou simplesmente nem se dá ao trabalho de inseri-lo na história para não acrescentar nada.

EVOÉEEEEEE !

Nenhum comentário:

Postar um comentário